domingo, 14 de novembro de 2010

NATUREZA E FICÇÃO TEMAS DE LIVRO

Biblos apoia publicação que vai abordar natureza e ficção
Arte/Divulgação
10/11/2010 Em fase de publicação pela editora Annablume, de São Paulo, que se interessou pela obra, o lançamento do livro Amazonas: Natureza e Ficção está programado para o final do primeiro semestre de 2011.

O material baseia-se em algumas obras de prosa de ficção sobre a representação da natureza, além de mostrar as imagens da fauna e da flora amazônica que estão presentes na produção ficcional amazonense do século XX.

Com uma linguagem especificamente voltada para leitores da área de Ciências Humanas, mais especificamente de Literatura Comparada, o material pretende ilustrar objeto e representação da linguagem.

De acordo com o Dr. Allisson Marcos Leão da Silva, a ideia de natureza, como elemento manipulável discursivamente (paraíso, inferno, problema ou solução), acaba por ser um interessante ponto de partida para notar essa dinâmica.

Otimista, o pesquisador fala que sua tese foi muito elogiada durante a apresentação. “Eu buscava recursos para a publicação do livro, então o programa Biblos da FAPEAM nos deu essa oportunidade. Assim, eu, que já fiz parte da FAPEAM como bolsista, agora faço uso de mais esse recurso”, acrescenta o doutor.

O autor já publicou também outras obras, como os livros de contos Jardim de silêncios e O amor está noir. Silva espera que a obra sirva para colaborar com os estudos de literatura e cultura da Amazônia, tanto em universidades locais, quanto nacionais e internacionais, já que não são poucos os interessados no tema fora daqui.

A tese “Representações da natureza na ficção amazonense” foi apresentada a uma banca de professores doutores na Faculdade de Letras da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), em outubro de 2008, exatamente há dois anos.

Tendo como contínua referência as representações de natureza na prosa de ficção amazonense, a análise busca mostrar a existência de um intenso trânsito de ideias, no qual assimilação decorre de escolhas e revisões, invertendo a noção comumente difundida de que o regionalismo – que, no caso do Amazonas, tem como principal base o abuso das imagens naturais – seja um corpo fechado, constituído só de denegação e isolamento.

Sobre o Biblos

O Programa de Apoio a Publicações Científicas consiste em apoiar a publicação de livros, manuais, números especiais (temáticos) de revistas e coletâneas científicas nos seguintes suportes: papel, mídia eletrônica e digital.

Dalva Berquet e Ulysses Varela – Agência Fapeam