segunda-feira, 22 de novembro de 2010

II ENCONTRO DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL EM CONTEXTOS ESCOLARES

Educação Ambiental em Contextos Escolares

Agência Museu Goeldi 

A Escola de Biodiversidade da Amazônia (EBIO), vinculada ao INCT Biodiversidade e Uso da Terra na Amazônia, coordenado pelo Museu Paraense Emílio Goeldi, e o Núcleo de Estudos em Educação Científica e Ambiental e Práticas Sociais – Necaps/ Universidade do Estado do Pará - UEPA promovem o II Encontro de Educação Ambiental em Contextos Escolares, no período de 1º a 3 de dezembro de 2010.


O evento, que terá como local o Auditório do Centro de Ciências Sociais e Educação –CCSE/UEPA, é voltado para educadores. A organização do evento quer promover o aprimoramento profissional, discutir concepções e práticas de educação, além de dar oportunidade para educadores comunicarem suas vivências escolares na abordagem de assuntos ambientais, como a diversidade amazônica. Outro objetivo do evento é a constituição da Rede de Educomunicação Ambiental.

As inscrições serão realizadas entre os dias 16 e 24 de novembro. O credenciamento será feito a partir das 17h, do dia 1°. No ato da inscrição, os interessados podem optar em  integrar os seguintes Grupos de Trabalhos (GTs): Educação Ambiental em Práticas de Cultura Digital; Formação Cultural de Educadores Ambientais; Educação Ambiental como prática de Cultura de Paz; Sociobiodiversidade e Educação Especial e Educomunicação Ambiental.

Além dos grupos de trabalho, da conferência de abertura, com o tema: “Educação Ambiental em Contextos Escolares: concepções e Práticas”, haverá também mesas temáticas sobre a “Escola da Biodiversidade Amazônica: concepção e práticas educacionais” e “Saberes sobre Biodiversidade e Uso da Terra na Amazônia – contribuições para a educação ambiental em âmbito escolar”, com a participação de pesquisadores do Museu Goeldi.

Como atividade especial em parceria com o LabCom Móvel – Estudos e Práticas de Comunicação Pública da Ciência na Amazônia – SCS/MPEG, o evento também contará com a Oficina “Mídias Participativas Aplicadas a Educação”, que será ministrada por Nacho Duran, artista multimídia e o criador do primeiro videoblog feito na América do Sul (São Paulo, Brasil) desde junho de 2003,  e Artur de Leos, fotógrafo e articulador de mídias sociais.

Mais informações: joicesantos@museu-goeldi.br

Texto: Ellyson Ramos