quarta-feira, 3 de novembro de 2010

BIODIVERSIDADE

Açores têm 42 «áreas importantes para as aves»

viagens acores gratuitas

Biodiversidade da ilha é reconhecida mundialmente


O arquipélago dos Açores possui 42 zonas terrestres e marinhas consideradas «Áreas Importantes para as Aves», identificadas num projecto pioneiro que permitiu elaborar um mapa mundial com mais de 10 mil locais de importância especial para a biodiversidade. 

De acordo com a Lusa, este mapa, recentemente apresentado numa reunião da Convenção sobre Diversidade Biológica em Nagoya, Japão, apresenta a rede global de Áreas Importantes para as Aves (IBA) que resulta de um projecto da BirdLife Internacional. 

«Nos Açores, a grande maioria são IBAs costeiras devido à grande quantidade de aves marinhas que nidificam no arquipélago», salientou Joaquim Teodósio, coordenador regional da Sociedade Portuguesa para o Estudo das Aves. 

Todas as ilhas dos Açores têm, pelo menos, uma zona identificada como importante para as aves, o que, para Joaquim Teodósio, «é um sinal da importância dada no arquipélago à conservação de espécies e habitats». 

Considerou ser também fundamental a preservação dos recursos pesqueiros, «uma vez que se trata de zonas de alto mar, onde as aves passam grande parte do tempo e onde se alimentam».