quarta-feira, 8 de setembro de 2010

PESQUISA ANALISA TURISMO COMUNITÁRIO NO AM

Turismo comunitário no Amazonas é tema de pesquisa
Turistas se interessam pela região (Foto: Divulgação)
Fábio Guimarães/Agência Fapeam
Que o Amazonas tem um grande potencial para o turismo devido suas belezas naturais, não há dúvidas. Nos últimos anos, pesquisas nesta área desenvolvidas no Estado vêm crescendo de forma contínua. Uma destas iniciativas é o trabalho desenvolvido como projeto de mestrado da pesquisadora Cristiane Barroncas Maciel Costa Novo, professora da Escola Superior de Artes e Turismo da Universidade do Estado do Amazonas (UEA).
O projeto de Costa Novo, que é bolsista do Programa de Apoio à Formação de Recursos Humanos Pós-Graduados do Amazonas (RH-Interinstitucional- fluxo contínuo) da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (FAPEAM), consiste em entender melhor a relação do desenvolvimento do turismo local por meio de análises dos aspectos sociais, econômicos e ambientais relativos às experiências de turismo de base comunitária na Região Metropolitana de Manaus.
Ao final do estudo, a pesquisadora pretende disponibilizar os dados obtidos no intuito de contribuir para a estruturação de mecanismos que colaborem para a implementação de Políticas Públicas em torno do turismo de base comunitária como modelo alternativo de desenvolvimento para a região amazônica.
Turismo de base comunitária
De acordo com a pesquisadora, com o desenvolvimento do turismo na região, algumas comunidades resolveram se organizar para trabalhar com o turismo comunitário. A ideia de se pesquisar o tema surgiu a partir do interesse de se fazer um "recorte" no território para identificar e analisar algumas experiências desta iniciativa.
No Amazonas destacam-se internacionalmente duas iniciativas de ecoturismo de base comunitária. A primeira é a "Pousada Comunitária Aldeia dos Lagos" no município de Silves. A outra é a "Pousada Uacari" localizada no município de Tefé, que seguem a proposta do turismo de base comunitária.
"Daí a necessidade de identificar outras experiências na Região Metropolitana de Manaus (RMM), que é composta por oito municípios: Careiro da Várzea, Iranduba, Itacoatiara, Manacapuru, Manaus, Novo Airão, Presidente Figueiredo e Rio Preto da Eva.", explicou.
Como resultado, Costa Novo pretende obter o mapeamento e as características das iniciativas de Turismo de Base Comunitária existentes na RMM e seus impactos sociais, econômicos e ambientais para a região.
"A FAPEAM é uma grande incentivadora da pesquisa. A região Norte é muito carente de estudos na área do turismo e precisamos, definitivamente, contribuir com pesquisas de qualidade para gerar produtos que fortaleçam o desenvolvimento do Estado" ressaltou.
Sobre o RH-Interinstitucional
O Programa de Apoio à Formação de Recursos Humanos Pós-Graduados do Amazonas (RH-Interinstitucional) consiste em apoiar, com bolsa de curta duração, alunos de mestrado e doutorado formalmente matriculados em cursos de pós-graduação fora da sede, ofertados em Manaus e credenciados pela Capes, para desenvolvimento de atividades acadêmicas em instituições parceiras.
Foto 1 - Pousada em Silves (Divulgação)
Foto 2- Passeio de barco em Uacari/Tefé (Divulgação)










--