segunda-feira, 20 de setembro de 2010

DIA MUNDIAL SEM CARRO NA UNIVERSIDADE

DIA MUNDIAL SEM CARRO NA ESALQ-EVENTOS

O setor de transportes é responsável por 15% dos gases que causam o aquecimento global e as mudanças climáticas. Além disso, o uso desordenado de carros leva a poluição atmosférica e sonora, doenças respiratórias, sedentarismo, irritabilidade, perda de tempo em congestionamentos, acidentes, comprometimento de grande parte da renda das pessoas, entre outros. A partir dos últimos anos do século 20, algumas cidades na Europa passaram a celebrar, em 22 de setembro, o Dia Mundial Sem Carro. Esse movimento vem se espalhando pelo mundo, ganhando a cada edição mais adesões nos cinco continentes.

No campus "Luiz de Queiroz", foi constituído em 2009 um grupo que vem incentivando o uso da bicicleta como motivação para práticas mais saudáveis e sustentáveis. O objetivo é trazer esse debate mundial para a particularidade universitária e para isso será realizado, na próxima quarta-feira (22/09), o dia da Mobilidade Sustentável do Campus, com diversas atividades que trazem experiência de outros campi, como o PEDALUSP e ações que buscam a sensibilização quanto à problemática da mobilidade nas sociedades contemporâneas e apresentar possibilidades de resolvê-la.

O objetivo do evento é reforçar a reflexão sobre os gigantescos problemas causados pelo uso intenso de automóveis como forma de deslocamento, sobretudo nos grandes centros urbanos e é um convite ao uso de meios de transportes sustentáveis - entre os quais se destaca a bicicleta. "Entende-se que o espaço universitário deva dar exemplo de boas práticas e os campi da universidade podem ser espaços laboratórios para isso, educando a comunidade e fomentando políticas públicas neste sentido. A mobilidade sustentável é um desafio para o campus, pois se repete dentro da USP o mesmo modelo de transporte das cidades", destacam os organizadores. 

Algumas práticas de incentivo ao uso de bicicletas vem sendo estimuladas, como por exemplo o "Pedalusp", uma iniciativa desenvolvido por estudantes da USP, criada na cidade universitária em São Paulo e inspirada em um projeto francês de bicicletas públicas. Tratam-se de estações automatizadas, onde o usuário normalmente tem um cartão de identificação próprio para o serviço.

Esse projeto estará exposto na programação do dia 22, no campus "Luiz de Queiroz". As atividades são abertas a todos os interessados e a organização do evento sugere que venham de trajes apropriados para a caminhada e que deixem seus carros em casa e priorizem, se possível, o uso da bicicleta.

O evento é promovido pela Coordenadoria do Campus "Luiz de Queiroz", com apoio das Unidades locais, do Programa USP Recicla, Plano Diretor Socioambiental do Campus e demais grupos de ação socioambiental.

Programação

- 07h15 - Abertura Dia Mundial Sem Carro e da Mobilidade Sustentável no Campus "Luiz de Queiroz"
Local: Estacionamento ao lado do Edifício Central
- 7h30 - Caminhada
Saída: Estacionamento ao lado do Edifício Central
- 8h00 - 16h00 DEMONSTRAÇÃO PEDALUSP
Local: Estacionamento ao lado do Edifício Central
- 08h00 - 12h00 - Oficinas de pequenos reparos
Local: Estacionamento ao lado do Edifício Central
- 10h00 - Pedalada
Saída: Estacionamento ao lado do Edifício Central
- 12h00 - Ruca's Musical
Local: Centro de Vivência
- 12h30 - 18h00 - Oficinas de pequenos reparos
Local: Estacionamento ao lado do Edifício Central
- 14h00 - Debate sobre mobilidade sustentável no campus
Local: Anfiteatro do Depto de Ciências Humanas
- 15h00 - Exibição do filme A sociedade do automóvel
Local: Anfiteatro do Depto de Ciências Humanas
- 16h30 - Pedalada para estudo do meio
Saída: Anfiteatro do Depto de Ciências Humanas
- 17h00 - Encerramento

Texto: Caio Albuquerque/ESALQ (ASSESSORIA DE IMPRENSA)