quarta-feira, 18 de agosto de 2010

RIO - LIXO URBANO PODE VIRAR ENERGIA

 LIXO PRODUZIDO NO RIO DE JANEIRO PODE VIRAR ENERGIA

 Coppe e Comlurb firmam acordo para gerar energia a partir do lixo

A Coppe e a Comlurb assinaram, nesta terça-feira, dia 17 de agosto, um acordo de cooperação para avaliar a viabilidade técnica e ambiental de implantação no Rio de Janeiro de usinas para geração de energia a partir de resíduos. O acordo prevê a análise de instalação de uma unidade de tratamento no bairro do Caju, que recebe metade do lixo produzido na cidade do Rio de Janeiro.






A cerimônia, que contou com a presença do vice-prefeito e secretário municipal de Meio Ambiente, Carlos Alberto Muniz, do diretor da Coppe, Luiz Pinguelli Rosa, e da presidente da Comlurb, Angela Nobrega Fonti.






Segundo o pesquisador da Coppe, Luciano Basto, coordenador técnico do projeto, o aproveitamento da produção diária de lixo no Rio de Janeiro, de 9 mil toneladas, pode ser convertida em energia elétrica, disponibilizando o equivalente a 500 Megawatts de potência instalada. "Isso é suficiente para abastecer 1,5 milhões de residências, com consumo médio de 200 KWh/mês", afirma o pesquisador.






O estudo também prevê uma análise econômica financeira das opções tecnológicas que poderão ser utilizadas na nova usina como biodigestão anaeróbia, incineração com ciclo combinado e tecnologias complementares associadas à reciclagem.

do PLANETA COPPE