terça-feira, 17 de agosto de 2010

INCUBADORA TECNOLÓGICA

Incubadora propõe inclusão social

Marabá: grupo de mulheres decidiu trabalhar com
empreendimento na área da alimentação

por Raphael Freire
foto Acervo Projeto/ufpa (Jornal Beira do Rio)










Você já ouviu falar em incubadora tecnológica? A incubação pode ser compreendida como processo de desenvolvimento de empreendimentos e cooperativas populares, com base nos princípios da economia solidária.


Atender a demandas de agricultores familiares, grupos de artesãos, associações de moradores, entre outros públicos, é o objetivo do "Programa de Extensão Incubadora Tecnológica de Empreendimentos Solidários do Sul e Sudeste do Pará", desenvolvido no Campus Universitário de Marabá, desde 2008.

O Projeto é fruto de um convênio firmado entre a Universidade Federal do Pará (UFPA) e o governo do Estado para executar a incubação de empreendimentos solidários atendidos pelo Programa Bolsa Trabalho. As regiões do sul e sudeste paraenses apresentam um número elevado de cooperativas populares e de empreendimentos solidários que demandam assessoria técnica, acompanhamento e aprimoramento de seu processo de produção e comercialização de produtos e serviços.

O Programa de Incubadora Tecnológica de Cooperativas Populares e Empreendimentos Solidários (PITCPES/UFPA) de Belém, desenvolvido pelo Instituto de Ciências Sociais Aplicadas (ICSA), acompanhou o movimento de interiorização multicampi da UFPA. "A nossa experiência surge inspirada no Projeto da Incubadora de Belém e progressivamente ganha características locais na medida em que, na dinâmica de encontros com os grupos populares e da produção de conhecimentos científicos sobre a experiência, vamos nos refazendo como incubadora universitária", explica Thaisa Ferreira Campos, vice-coordenadora do Programa em Marabá.

A "Incubadora de Tecnologia Social do Sul e Sudeste do Pará" desenvolve um conjunto de ações educacionais com grupos populares utilizando uma metodologia participativa que valoriza o encontro e o diálogo entre os saberes científico e popular. Por meio de práticas extensionistas, a Incubadora atua no acompanhamento técnico-científico, na organização socioprodutiva e na comercialização de produtos e serviços de empreendimentos solidários.As discussões abordam os seguintes eixos temáticos: economia solidária, cidadania e inclusão social, leitura crítica da realidade e modelo produtivo autogestionário, comércio justo e cidadania coletivizada, geração de renda e agregação de valor a produtos, organização solidária do trabalho, novas tecnologias, cidadania e meio ambiente.

Diagnóstico, formação e pesquisa das potencialidades

O objetivo principal do Programa é contribuir com políticas de inclusão social da mesorregião do sul e sudeste paraense. O Programa estabelece diálogos com grupos que variam quanto à localidade: Marabá e municípios adjacentes; quanto à natureza das atividades produtivas: artesanato, agricultura, apicultura, piscicultura, malharia, alimentação, serviços, entre outros; quanto à constituição: há grupos de mulheres do campo e da cidade, povos indígenas, grupos mistos dos centros urbanos e do campo.

O processo de incubação inicia-se com a mobilização e elaboração de diagnóstico da região, levantamento das características socioeconômicas do público-alvo e a formação básica, por meio de ciclos de palestras, oficinas sociais e módulos de formação contínua. Em 2008, trabalhou-se com um grupo de mulheres. Após o processo de formação e as pesquisas a respeito das cadeias produtivas na região, foi realizado um levantamento de interesses das participantes do projeto.

Depois de vários encontros e discussões, decidiu-se por cinco empreendimentos: "Cuidador de Idosos", por ser um serviço que apresenta demanda crescente; "Estética e Beleza", por ser uma atividade em expansão e com a qual as participantes se identificavam; "Alimentação", demanda em expansão contínua, a qual conta com a identificação de um grande número de mulheres; "Turismo", indicado como uma demanda premente para a região devido aos seus atrativos turísticos; o empreendimento de "Serviços Gerais" não pôde ser efetuado por falta de recursos.

Os grupos produtivos com os quais a incubadora trabalha são oriundos das camadas populares e muitos deles se encontram em situação de vulnerabilidade social, desempregados e vivendo em condições precárias. A proposta da Incubadora é promover um processo educativo dialógico, no qual a Universidade e os grupos experimentam a integração dos saberes científicos e populares.

Proposta prevê trabalho emancipado e mais humano

"A concepção extensionista que fundamenta a nossa atuação consiste em contribuir com a realidade social, dialogando com os sujeitos sobre suas condições materiais de vida, a situação de opressão que os exclui no sistema capitalista de produção e a necessidade de sua emancipação. O significado deste trabalho é a conquista de uma vida mais digna e um trabalho humanizante e emancipado, em que a geração de renda, e não o lucro, é a meta", ressalta Lucélia Cardoso C. Rabelo, coordenadora do Programa.

Desde sua implantação, o Projeto tem avançado. Em 2009, foram conquistadas duas novas bolsas de extensão e o Prêmio Jovem Extensionista na área temática "Educação", durante a 12ª Jornada de Extensão da UFPA. Para Loyane Feitosa, discente do curso de Agronomia e ex-bolsista do Projeto, a conquista do Prêmio significa a valorização do esforço e a dedicação de quem se envolveu de forma plena nas atividades. "É o reconhecimento do nosso trabalho como equipe e a representação da união, do esforço e da dedicação de todos. Além de ser um incentivo para buscarmos novas conquistas pautadas na incubação de empreendimentos solidários", afirma.

Os discentes envolvidos participam de atividades de estudos em grupos sobre os fundamentos teóricos e metodológicos da economia solidária e processos de incubação, do planejamento de oficinas e módulos de formação, da realização de eventos em economia solidária, reuniões com os grupos populares, sistematização de dados sobre cadeias produtivas. Os alunos são incentivados a produzirem artigos e Trabalhos de Conclusão de Curso sobre a experiência do Programa. Atualmente, o Projeto conta com seis bolsistas dos cursos de Ciências Sociais, Pedagogia, Agronomia e Sistemas de Informação.

Recentemente, com o apoio da Pró-Reitoria de Extensão, a equipe aprovou novo projeto – "Incubadora Tecnológica de Cooperativas Populares e Empreendimentos Solidários do Sul e Sudeste do Pará: fortalecendo a formação acadêmica e políticas de inclusão social na região" – pelo Programa de Extensão Universitária/2010. A conquista contribuirá com as ações extensionistas no Campus Universitário de Marabá.