segunda-feira, 30 de agosto de 2010

AMAZÔNIA

Estudo revela o mundo aquático do povo Paumari
Moradia flutuante dos Paumari (Foto: Divulgação ISA)
A pesquisa revelou a estreita relação dos índios Paumari, grupo que habita o sul do estado do Amazonas, com o universo fluvial (ethos aquático) e descreveu as mudanças e permanências desse padrão ao longo da história, tendo como ponto de referência o Ciclo da Borracha.
 
Intitulada "Índios fluviais: os Paumari e sua relação com o mundo aquático",   a pesquisa foi realizada pela estudante finalista do curso de Ciências Sociais da Universidade Federal do Amazonas (UFAM), Angélica Maia Vieira, entre julho de 2009 e agosto de 2010.

Para a realização da pesquisa foram investidos, em bolsas de estudo, cerca de R$ 4.320 por meio do Programa de Apoio à Iniciação Científica do Amazonas da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (FAPEAM).

Segundo Vieira, um dos principais objetivos da pesquisa foi levantar os aspectos culturais da sociedade indígena Paumari. "Procuramos estudar o padrão de residência, aspectos cosmológicos, grafismo e etc. Mas todos relacionados ao universo aquático". A pesquisa teve a orientação do professor Gilton Mendes dos Santos.

Etapa da pesquisa

De acordo com a estudante, a pesquisa foi realizada por meio de fontes documentais e etnográficas. "Como a pesquisa não contou com um trabalho de campo, in loco, foram utilizados documentos de fontes escritas e audiovisuais.

"O estudo contou com informações do Serviço de Proteção aos Índios e do Instituto Histórico e Geográfico do Amazonas (IGHA), além de jornais como a Gazeta do Purus, Jornal de Lábrea e Commercio", explicou.

Resultados

Segundo Vieira, a pesquisa constatou que sobressaem várias informações sobre a relação dos Paumari com o universo aquático. "Existem incidências das várias afirmações atuais dos Paumari sobre seu modo de vida no passado. Além de balsas com casas flutuantes e a ocupação quase que exclusiva dos rios, lagos e áreas de várzeas estes ambientes ocupavam um lugar de destaque no cotidiano desse povo".
   
Vieira afirma que o povo Paumari estabeleceu uma visão cultural da água, cujos elementos aquáticos como peixes e quelônios não são apenas fonte de alimento. "Todo o cotidiano Paumari está intimamente relacionado com as águas: pintura corporal, produção de cestarias, atribuição de identidade humana, mitos e rituais que expressam visivelmente esta relação", descreveu a pesquisadora.  

Congresso de Iniciação Científica
O resultado da pesquisa foi apresentado durante o XIX Congresso de Iniciação Científica (Conic) que aconteceu na Ufam em agosto. O evento reuniu, jovens pesquisadores e seus orientadores, a comunidade universitária além do grande público, que puderam ter acesso aos trabalhos de iniciação científica realizados no período de 2009 a 2010.

As pesquisas foram financiadas pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (FAPEAM).

Sobre o PAIC

O Programa de Apoio à Iniciação Científica do Amazonas (Paic), consiste em apoiar, com recursos financeiros e bolsas institucionais, estudantes de graduação interessados no desenvolvimento de pesquisa em instituições públicas e privadas do Amazonas.
  
Vanessa Leocádio - Agência Fapeam