quinta-feira, 29 de julho de 2010

LITORAL PAULISTA

Mais 40 animais são encontrados mortos em estado avançado de decomposição


Carolina Iglesias/tribuna.com.br




Mais 39 pinguins e uma tartaruga foram encontrados mortos nas praias da região nesta quarta-feira. A maioria dos animais estava em avançado estado de decomposição. Apenas uma tartaruga estava viva. 

De acordo com a bióloga Andréa Maranho, do Centro de Reabilitação de Animais Marinhos (Cram) Reviva, em Guarujá, somente em Guarujá foram encontrados 34 pinguins. "Eles estavam nas praias do Pernambuco (15), Astúrias (9), Guaiuba (2) e Enseada (8)". 

Segundo Andréa, ainda não foi possível chegar a um consenso a respeito das mortes dos animais. "Foram encontrados pinguins com lixo, com óleo, animais famintos e outros que estavam se alimentando normalmente". Todos os animais encontrados na Cidade serão submetidos a exames de necropsia. 

Em Santos, segundo informações da Secretaria de Turismo, foram encontrados entre os canais 3 e 4 outros cinco pinguins e uma tartaruga, todos em estado avançado de decomposição, o que impossibilitará a realização de necropsia. 

Ainda de acordo com a secretaria, dos três animais em tratamento de reabilitação (duas tartarugas e um pinguim), apenas uma tartaruga-de-pente (Eretmochelys imbricata) sobreviveu. 

Uma outra tartaruga encontrada com vida em Bertioga foi encaminhada para a Ilha dos Arvoredos, em Guarujá, para ser tratada pelo Grupo de Resgate e Reabilitação de Animais Marinhos (Gremar). 

Balanço 

Desde o último dia 6, o Ibama recebeu mais de 500 animais, entre pinguins, tartarugas, golfinhos e algumas espécies de aves oceânicas, como albatrozes, atobás, gaivotas, entre outras. Segundo a chefe regional do instituto, Ingrid Oberg, continuam chegando animais à região todos os dias. "Possivelmente na sexta-feira, o instituto deverá encaminhar um balanço atualizado com o número de óbitos atualizado".