sábado, 31 de julho de 2010

Estação científica da Ilha de Trindade está pronta


Grupos de pesquisa contemplados no edital Pró-Arquipélagos deverão embarcar ainda este ano, segundo o secretário da Comissão Interministerial para os Recursos do Mar (Cirm), contra-almirante Marcos José de Carvalho Ferreira





A Estação Científica da Ilha de Trindade (Ecit) foi instalada neste mês (julho) e deverá começar a receber pesquisadores ainda este ano. Segundo o contra-almirante Ferreira, faltam apenas algumas obras no entorno e melhorar a regularidade do transporte para a ilha, localizada a 620 milhas náuticas (cerca de mil quilômetros) de Vitória (ES). A estação tem capacidade para até oito pesquisadores por mês.


Antes de liberar a Ecit para os pesquisadores, será preciso aprovar uma norma de conduta. "Lá é um local muito distante, em que o socorro demora a chegar. Não pode levar um pesquisador sem que antes tenhamos escrita a aprovada uma norma de conduta", afirmou.

Os primeiros grupos de pesquisa a ocupar a nova estação tiveram projetos selecionados no último edital do Programa Arquipélago e Ilhas Oceânicas, lançado pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) no fim do ano passado. Foram disponibilizados R$ 2,7 milhões, não apenas para pesquisas na Ilha de Trindade, mas também para o Arquipélago de São Pedro e São Paulo, a 988 quilômetros de Natal (RN), onde há uma estação científica para quatro pesquisadores e as condições são mais inóspitas do que em Trindade.

Para a Marinha, a pesquisa científica nas ilhas oceânicas tem importância estratégica. Pela regras internacionais, habitação humana das ilhas oceânicas garante domínio sobre uma zona de exploração econômica (ZEE) de 200 milhas náuticas (cerca de 360 quilômetros) no entorno.
(Vinicius Neder, do Jornal da Ciência)