domingo, 25 de julho de 2010

DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL

Desenvolvimento sustentável nas montanhas brasileiras é tema de evento no RJ

Workshop sobre desenvolvimento sustentável em ambientes de montanhas acontece de 27 a 28 de julho em Nova Friburgo

 Portal Brasil


A Embrapa Agrobiologia realiza, de 27 a 28 de julho, o 1º Workshop sobre desenvolvimento sustentável em ambientes de montanhas, em Nova Friburgo, região serrana do Rio de Janeiro. O objetivo do encontro é discutir a elaboração de um documento com as demandas de pesquisa relacionadas aos ambientes de montanhas e principais diretrizes para o estabelecimento de ações em rede, em parceria com instituições de pesquisa e ensino do Rio de Janeiro.


Para a pesquisadora da Embrapa Agrobiologia Adriana Aquino, que atua no Núcleo de Pesquisa e Treinamento para Agricultores (NPTA), o debate é importante, pois pode levar a reflexão de como trabalhar efetivamente a interdisciplinaridade, pela perspectiva da sinalização das medidas a serem tomadas para solucionar as questões levantadas; e para subsídios para eventual articulação de projetos nesse tema.

A palestra de abertura do evento será com o Coordenador Científico do Centro de Investigação de Montanha (Cimo) do
do Instituto Politécnico de Bragança, professor Jaime Maldonado.

As montanhas representam 16,91 % do território nacional e desde 2002 é considerado Ponto Focal na Convenção da Biodiversidade Biológica, da qual o Brasil é signatário.