quinta-feira, 15 de julho de 2010

CLIMA

OMM debate no Brasil importância da previsão do tempo para agricultores

Especialistas de mais de 50 países discutiram em Belo Horizonte a importância de se levar para o agricultor, de forma mais direta, informações referentes ao clima; workshop antecede a 15ª. Sessão da Organização Meteorológica Mundial que acontece entre 15 e 21 de julho
http://www.hipersuper.pt/wp-content/uploads/2010/04/agricultura.jpg

Daniela Traldi, da Rádio ONU em Nova York.
Terminou nesta quarta-feira em Belo Horizonte um workshop internacional que debateu, durante 3 dias, como os serviços de tempo e clima podem ajudar os agricultores no mundo.
O evento foi realizado pela Organização Meteorológica Mundial, OMM, além de outras agências da ONU, parceiros e instituições de ensino e pesquisa.

Previsão

Especialistas de mais de 50 países discutiram a importância de se levar para o agricultor, de forma mais direta, informações referentes ao clima.
O professor de Meteorologia e Climatologia da Universidade Federal de Viçosa, Flávio Justino, que também organiza o encontro, disse à Rádio ONU, da capital mineira, que a previsão do tempo pode beneficiar trabalhadores rurais.
Ele citou a produção de frutas na região sul do Brasil, que é afetada por períodos sem chuvas de 10 dias, conhecidos como 'veranicos', e por geadas resultantes de passagens de frentes frias.

Geadas

"Essas geadas, se forem previstas com qualidade, você pode impedir que safras de maçã, uva e outras frutas sejam perdidas se tiver informação com certo tempo de antecedência do efeito. Uma boa previsão pode evitar prejuízos para os agricultores na colheita", afirmou.
O workshop em Belo Horizonte antecede a 15ª. Sessão da Organização Meteorológica Mundial, OMM, que também acontece na capital mineira, entre 15 e 21 de julho.