terça-feira, 27 de julho de 2010

BOA INICIATIVA

VESTIBULAR ECOLÓGICO

Universidade ajuda a reflorestar Reserva do Tinguá e Parque da Bocaina

Universidade Veiga de Almeida (Cabo Frio, Tijuca e Barra)


Luiz Urjais, Jornal do Brasil


O vestibular ganhou um viés ecológico no Rio. A ação Consciência Verde, da Universidade Veiga de Almeida, oferece a isenção da taxa de inscrição aos candidatos que optarem por plantar sementes de espécies da Mata Atlântica na região entre a Reserva Biológica do Tinguá e o Parque Nacional da Serra da Bocaina.


Calma, ninguém precisará ir até Tinguá ou Bocaina para plantar uma árvore! A iniciativa, em parceria com o Instituto Terra de Preservação Ambiental, é uma ação de marketing da universidade, que comprou cerca de 500 metros quadrados de uma área degradada por queimadas, no Corredor de Biodiversidade Tinguá-Bocaina, para restauração.

De acordo com Leila Vital, uma das coordenadoras do projeto, a idéia surgiu de uma pesquisa feita com jovens por meio de redes sociais.

– Em vez de cobrar uma inscrição, promovemos campanhas no orkut, twitter e facebook para conhecer o perfil de nossos candidatos – diz Leila, que afirma ter cerca de 2.300 seguidores no Twitter. – Percebemos que a maioria está, cada vez mais, envolvida com a causa ambiental.

Segundo o presidente do Instituto Terra de Preservação Ambiental, Maurício Ruiz, a região do Corredor de Biodiversidade Tinguá-Bocaina é a mais crítica do sistema florestal brasileiro.

– A área que vamos reflorestar corresponde ao entorno da Serra do Tinguá, onde se encontra um dos principais afluentes do Rio Guandú, o Rio Santana. – observa Ruiz que afirma existir um pouco mais de 7% do ecossistema Mata Atlântica.