sábado, 5 de junho de 2010

DIA MUNDIAL DO MEIO AMBIENTE (WED)


MUITAS ESPÉCIES. UM SÓ PLANETA.

UM SÓ FUTURO

Os cientistas só conseguiram identificar cerca de 2 milhões de espécies até agora. Se você pensar, que isso significa que há  uma enorme quantidade de espécies que ainda não conhecemos em  nosso planeta.

 O que sabemos, é que embora os seres humanos são de uma das  espécie cuja população , só aumenta,  enquanto que a maioria das espécies de animais e plantas está se tornando mais rara ou em processo de extinção. 

Você sabia que você é uma entre as  milhões de espécies existentes? Ou mais precisamente, um dos milhões deste planeta maravilhoso - em qualquer lugar, de fato há um número estimado entre cinco e dez milhões de espécies.

 Num total de 17.291 espécies são conhecidas por estarem ameaçadas de extinção - entre elas algumas plantas pouco conhecidas e insetos aves e mamíferos não catalogados. Esta é apenas a ponta do iceberg, muitas espécies já desapareceram antes mesmo que de serem descobertas.


O motivo? As atividades humanas. Com a abordagem atual para o desenvolvimento, que provocou desmatamento de grande parte da floresta original, a drenagem de metade dos pantanais do mundo, com o desaparecimento de  três quartos de todas as unidades populacionais de peixes, emitindo o suficiente em gases de efeito estufa para manter aquecimento global nos próximos séculos .

Nós colocamos o pé no acelerador, fazendo com que a extinção de espécies ocorrem em até
1000 vezes mais que a taxa natural.
Como resultado, estamos cada vez mais arriscando a perda da própria razão da nossa própria sobrevivência. A variedade de vida no nosso planeta - conhecida como "biodiversidade" - dá-nos  comida, roupas, combustível, medicamentos e muito mais.

Você não pode pensar que um besouro em seu quintal ou grama, que cresce à beira da estrada tem uma conexão fundamental para você - mas tem.

 Quando até mesmo uma espécie é retirada da intrincada teia da vida, os resultados podem ser catastróficos.
Por esta razão, as Nações Unidas declarou 2010 Ano Internacional da Biodiversidade, sendo uma oportunidade para salientar a importância da biodiversidade para o bem-estar humano e refletir sobre esses eventos, para proteger e incentivar a redobrar os nossos esforços para reduzir a taxa de perda de biodiversidade.

Através da consciência deste dia, podemos empregar o nosso poder individual e coletivo para conter a  extinção de espécies. A  ação de conservação mostrou que isso é possível trazendo algumas espécies de volta da beira da extinção,  restaurando alguns habitats naturais de importância vital em todo o mundo. No WED, vamos resolver fazer muito mais e muito mais rápido, para ganhar a corrida contra a extinção! Ao comemorarmos O dia do meio ambiente, vamos considerar com cuidado as ações que cada um de nós deve tomar e depois nos dirigir nossas ações com o fim de preservar a vida na Terra.

 O tema de 2010 é WED "Muitas espécies. Um só Planeta. Um só futuro " faz ecoar um  apelo urgente para a conservação da diversidade da vida no nosso planeta. Um mundo sem biodiversidade é uma perspectiva  sombria.

 Milhões de pessoas e milhões de espécies, todos compartilhando o mesmo planeta e somente juntos poderemos desfrutar de um futuro mais seguro e mais próspero.
Foto: Filhotes de gorilas de Ruanda, espécie em extinção, que o país africano luta para preservar. Veja matéria no WP http://www.colunadosardinha.wordpress.com/