quarta-feira, 19 de maio de 2010

RECICLAGEM PARA O BEM DO MUNDO


José Onério

A sustentabilidade ambiental e a preservação do meio ambiente são assuntos dos mais pautados nos últimos anos, principalmente o desenvolvimento sustentável e a conscientização ecológica das sociedades.

A reciclagem faz parte desta nova corrente de sustentabilidade e é importante para a conservação do meio ambiente. Basicamente, reciclar é trazer de volta ao ciclo produtivo o que se joga fora, é uma maneira de poupar energia e recursos naturais, evitando que esse lixo se degrade na natureza.

O primeiro passo para incorporar a reciclagem na rotina diária é separar tudo o que seja fonte de riqueza e possa ser reaproveitado de alguma forma no futuro, de preferência separando o lixo orgânico do inorgânico.

O lixo é o maior causador da degradação da natureza e sua produção tem aumentado assustadoramente no planeta. Cada pessoa produz, em média, cerca de um quilo de lixo por dia, sendo inevitável o desenvolvimento de uma cultura de reciclagem, tendo em vista a escassez dos recursos naturais e a falta de espaço para condicionar tanto lixo.

Foi na década de 80 que a reciclagem passou a ser vista como uma medida concreta de evitar o desperdício, pois houve um aumento na produção de embalagens descartáveis e, consequentemente, na produção de lixo. A partir daí, empresas e ONGs passaram a divulgar a importância da coleta seletiva na sociedade e passaram a ser organizadas diversas campanhas de conscientização a favor da reciclagem.

Um dos benefícios da reciclagem é a quantidade de empregos que ela tem gerado dentro dos municípios, muitas pessoas tem buscado trabalho neste setor, conquistando renda para toda a família. As administrações públicas têm incentivado a organização de novas cooperativas de catadores de papel e alumínio, tornando-as uma boa realidade para quem está desempregado. É comum encontrá-las nos centros urbanos, assim como a iniciativa de coleta seletiva.

Um exemplo, é que durante minha gestão como prefeito de Indaiatuba, entre 2005 a 2008, foi implantado o projeto do Biodiesel urbano produzido a partir do óleo saturado de cozinha, evitando que ele fosse mandado para os lençóis freáticos e aterros sanitários.

O fato é que hoje a consciência ecológica e a preservação ambiental são fundamentais para manter a qualidade de vida da população e garantir recursos naturais a gerações futuras. A reciclagem surge como uma opção para amenizar esses impactos, já que muitos materiais jogados no meio ambiente demoram anos e anos para se decompor.

Não contribuir com a harmonia do meio ambiente é o maior erro que humanidade pode cometer contra si própria. É necessário que pequenos atos ecológicos comecem a ser praticados desde cedo, assim como a educação ambiental. A natureza agradece!