quarta-feira, 12 de maio de 2010

MILHÕES DE CRIANÇAS TRABALHAM NA PESCA DENUNCIA ONU

ONU denuncia 132 milhões de crianças trabalham no setor da pesca

Cerca de 132 milhões de crianças entre 5 e 14 anos, trabalhando no setor das pescas, por vezes em condições de perigo, foram identificadas por especialistas da ONU, durante uma reunião internacional em Roma.

A reunião foi convocada pela Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura (FAO) e a Organização Internacional do Trabalho. Ambas as agências dizem que ainda precisam realizar mais estudos para determinar o uso do trabalho infantil neste sector.

Pesca, uma das mais perigosas do mundo

"O trabalho infantil na pesca está tão disperso em pequenos negócios e nas famílias que é difíceis de obter dados precisos", disse um dos responsáveis pelo Departamento de Pesca da FAO, Rolf Willmann. Ele disse que a pesca é provavelmente uma das profissões mais "perigosas do mundo."

As actividades de pesca em que as crianças estão envolvidas, desde a pesca ativa, cozinhar embarcações, o mergulho de peixe ou a liberação de redes, limpeza de peixes, reparação de equipamentos, transporte de captura, transformação ou venda mercadoria, disse a FAO.

Em muitos casos, as crianças correm o risco de danos físicos. "O trabalho infantil reforça um ciclo vicioso de pobreza, tem um impacto negativo sobre a alfabetização e escolarização e limita o desenvolvimento físico e mental das crianças", disse Willmann.

Esse problema está presente em todas as regiões do mundo, mas é particularmente grave na África e Ásia. Portanto, a FAO vai apresentar recomendações aos governos para uma conferência internacional sobre trabalho infantil, realizada em Haia.

fonte-elmundo.es