terça-feira, 11 de maio de 2010

BIODIVERSIDADE: PAÍSES NÃO ALCANÇAM METAS PARA 2.010

Os governos do mundo não conseguem cumprir metas de biodiversidade para 2010



Steve Arlow / Rare Birds Yearbook




Black Stilt: successfully stopped from going extinct

Os líderes mundiais têm falhado no cumprimento dos compromissos assumidos em 2002 para reduzir a taxa global de perda de biodiversidade até 2010, e em vez supervisionado diminui a biodiversidade alarmante. Estas conclusões são o resultado de um papel novo publicado na revista Science de liderança e representam a primeira avaliação de como as metas feita através da Convenção de 2002 sobre a Diversidade Biológica (CBD) não foram cumpridos.

Compilando mais de 30 indicadores - medidas de diferentes aspectos da biodiversidade, incluindo alterações nas populações das espécies e do risco de extinção, a extensão do habitat e composição da comunidade - o estudo não encontrou nenhuma evidência de uma redução significativa na taxa de declínio da biodiversidade, e que as pressões enfrentadas pela biodiversidade continue a aumentar. A síntese oferece provas irrefutáveis de que a meta de 2010 não foi alcançada.

"Nossa análise mostra que os governos não conseguiram cumprir com os compromissos assumidos em 2002: a biodiversidade continua a ser perdido tão rápido como sempre, e temos feito pouco progresso na redução da pressão sobre as espécies, habitats e ecossistemas", disse o Dr. Stuart Butchart , da United Nations Environment Programme World Conservation Monitoring Centre e BirdLife International e autor do papel.

"Nossos dados mostram que 2010 não será o ano em que a perda de biodiversidade foi interrompido, mas ele precisa ser o ano em que começamos a levar o assunto a sério e aumentar substancialmente os nossos esforços para cuidar do que resta do nosso planeta."

Os indicadores incluídos no estudo foram desenvolvidos e sintetizados a partir de 2010 Biodiversity Indicators Partnership - uma colaboração de mais de 40 organizações e agências internacionais de desenvolvimento de indicadores de biodiversidade global ea principal fonte de informação sobre a evolução da biodiversidade mundial.

"Desde 1970, nós reduzimos as populações animais em 30%, a área de mangue e gramíneas mar por 20% ea cobertura de corais vivos, por" 40%, disse o chefe da United Nations Environment Programme Cientista Prof José Alcamo. "Essas perdas são claramente insustentáveis, uma vez que a biodiversidade constitui um contributo fundamental para o bem estar humano eo desenvolvimento sustentável, tal como reconhecido pela Metas de Desenvolvimento do Milênio das Nações Unidas."

AVES MIGRATÓRIAS EM CRISES

WBFT






Chinese Crested Tern Sterna bernsteini in Asia is an example of a Critically Endangered migratory bird.

Este fim de semana, milhares de pessoas do mundo participaram dos eventos do Dia das Aves Migratórias- Bird Day das quais se destacaram as aves migratórias em crise. Os parceiros da BirdLife em todo o mundo comemoraram a migração das aves, e ao mesmo tempo, enfatizaram a situação de algumas espécies mais ameaçadas do mundo.



Dia Mundial das Aves Migratórias é uma iniciativa global para aumentar a sensibilização para a necessidade de conservar todas as aves migratórias.



O tema deste ano é "Salvar aves migratórios em crise - a contagem de cada espécie! - É a sensibilização global sobre as aves migratórias ameaçadas, com particular incidência sobre aqueles à beira da extinção - a espécie em perigo crítico.



Cerca de 11% das aves migratórias estão globalmente ameaçadas ou quase ameaçadas de acordo com a BirdLife com seus nomes na Lista Vermelha da IUCN. Destes, 31 são classificadas como Criticamente em Perigo. Os exemplos incluem, mauretanicus Baleares Puffinus Shearwater na Europa, gregarius Abibe-sociável Vanellus no Oriente Médio e África, Chinese Crested Tern bernsteini Sterna na Ásia, Orange-bellied Parrot chrysogaster Neophema no Pacífico, e brevirostris Kittlitz Murrelet Brachyramphus nas Américas.



da birdlife