terça-feira, 27 de abril de 2010

RADIAÇÃO EM CRIANÇAS DEVE SER REDUZIDA ALERTA AIEA

Pesquisa da agência da ONU encontrou grande variação nos níveis de radiação e frequência dos exames realizados em menores de 15 anos de idade; 128 centros de saúde em 28 países em desenvolvimento da Ásia, leste europeu e África foram analisados.



Pesquisa em 28 países

Um estudo conduzido pela Agência Internacional de Energia Atômica, Aiea, revela que alguns países estão super expondo crianças à radiação durante a realização de tomografias computadorizadas.

Segundo a agência da ONU, essas crianças estão recebendo doses de radiação para adultos, apesar de especialistas alertarem para a prática há décadas.

Câncer

A pesquisa, realizada em 128 centros de saúde em 28 países em desenvolvimento da Ásia, leste europeu e África, também encontrou grande variação nos níveis de radiação e frequência dos exames realizados em menores de 15 anos de idade.

O uso de parâmetros para adultos na criança significa que há aumento da dose e, como consequência, maior risco de desenvolvimento de câncer a longo prazo.

Doses de radiação para adultos foram verificadas em 11 centros em seis países, de acordo com o documento. Os erros são atribuídos a possíveis falhas dos operadores do exame e dificuldade de se detectar riscos maiores a partir da imagem coletada.

Antigas

Um problema adicional são as versões de máquinas mais antigas encontradas nos países em desenvolvimento, que não possuem controles de exposição automáticos como os aparelhos modernos.

De acordo com a Aiea, os centros com maior exposição de radiação em crianças informaram que estão procurando resolver a questão.



Daniela Traldi, da Rádio ONU em Nova York.