domingo, 11 de abril de 2010

PARQUE CIENTIFICO E TECNOLÓGICO DA UFRGS É APROVADO

CP - paulo nunes



Conselho da UFRGS esteve reunido nesta sexta-feira









Da Agenda 2020

O Conselho Universitário da Ufrgs (Consun) aprovou na sexta-feira, 9/4, a criação do Parque Científico e Tecnológico da universidade.
Segundo o reitor Carlos Alexandre Netto o próximo passo é discutir como o projeto funcionará, e logo implantá-lo.

O Parque Científico e Tecnológico permitirá instalação de unidades de pesquisa e desenvolvimento de instituições de base tecnológica no interior do seu campus universitário.

Para isso, segundo a proposta, as empresas deverão estar ligadas a projetos de laboratórios da universidade, em um molde semelhante ao de outros parques no Estado – como o Tecnosinos vinculado à Unisinos, em São Leopoldo, e o Tecnopuc da PUCRS, na Capital. O empreendimento da UFRGS tentará reunir empresas em uma área de 40 hectares no Campus do Vale.

– Temos 600 grupos de pesquisa, 5 mil projetos. Precisamos garantir que esse conhecimento chegue à sociedade – explicou o pró-reitor de pesquisa da UFRGS, João Schmitt.

A ideia é que a produção das empresas possa contribuir para o desenvolvimento de pesquisas, de novos produtos, aproveitando a mão de obra qualificada, com a contratação de alunos e profissionais.

O centro será focado em informática, eletroeletrônica, engenharias, física, medicamentos, biotecnologia e química.

– Nos próximos 45 dias, discutiremos como será a gestão do parque e como será feita a seleção de empresas – revelou o professor.



Segundo disposto no projeto, o Parque permitirá que empreendimentos de qualquer porte e que apresentem interação com laboratórios ou grupos de pesquisa da UFRGS voltados para a inovação possam nele se instalar, desde que atendam ao interesse social, que sigam os preceitos básicos da ética, bioética e bio-segurança e que apontem em seus projetos os caminhos para viabilizar a necessária sustentabilidade de médio prazo em sua área de atuação



(Com informações da ZH e CP e Reitoria)