terça-feira, 2 de março de 2010

VISÃO DAS BORBOLETAS EVOLUIU PARA ENCONTRAR PARCEIRO IDEAL

JornaldoBrasilonline

A evolução da visão de borboletas tem uma relação fundamental com a diversidade de cores de suas asas, é o que diz uma pesquisa conduzida por biólogos da Universidade da Califórnia, nos EUA. De acordo com os cientistas, as borboletas selecionam o parceiro pela diversidade de cores que este apresenta e quanto mais rápido for nessa escolha, mais tempo tem para buscar alimento, proteção e garantir sua sobrevivência. As informações são do Live Science.

As borboletas da espécie Heliconius, possuem um gene duplicado, permitindo enxergar cores e pigmentos amarelos ultravioletas em suas asas. Segundo a pesquisadora Adriana Briscoe, responsável pelo estudo, com isso as borboletas não perdem tempo perseguindo o parceiro errado.

O gene para a visão do ultravioleta e pigmentação amarelada foi desenvolvido pelas borboletas entre 12 e 25 milhões de anos atrás. Das 14 mil espécies de borboletas existentes no mundo, somente os exemplares da Heliconius, das florestas mexicanas, da América Central e América do Sul, são conhecidos por este gene duplicado.

A análise de milhares de amostras de asas mostrou que as borboletas com apenas um "gene para visão ultravioleta" tinham pigmentos amarelos que não eram ultravioletas. No entanto, o pigmento ultravioleta foi encontrado em borboletas com ambos os genes. O estudo foi publicado na versão online da revista Proceedings of the National Academy of Sciences.