quinta-feira, 4 de março de 2010

"O AMIGO DO MEIO AMBIENTE"

Carro Humano é benéfico para a saúde e “amigo do Ambiente”

Filipa Alves



O veículo foi criado por cientistas americanos e desloca-se recorrendo à energia gerada pelos ocupantes que, em vez serem transportados de forma passiva, "fazem remo", contribuindo para melhorar a sua forma física ao mesmo tempo que se deslocam num veículo sem emissões de gases com efeito de estufa.

A idéia de um veículo impulsionado pelo esforço físico humano não é nova, tendo-se tornado parte do imaginário dos mais pequenos pela mão da produtora de séries televisivas americana Hanna-Barbera.

Num conhecido programa de desenhos animados protagonizado por humanos da Idade da Pedra, o personagem principal, Fred Flintstone, possuía um veículo que se deslocava fazendo uso do movimento das pernas associado ao caminhar/correr dos próprios passageiros.

Partindo deste conceito, cientistas americanos desenvolveram uma versão evoluída do carro dos Flintstones a que deram o nome de Carro Humano. O veículo desloca-se convertendo a energia gerada pelo condutor e quaisquer passageiros, que não se limitam a ser transportados de forma passiva mas "remam," carregando uma bateria que alimenta o carro em conjunto com um motor eléctrico.

O objectivo do Carro Humano é promover a saúde dos automobilistas e permitir deslocações “ecológicas”. No entanto o veículo está preparado para funcionar de forma autónoma possuindo uma bateria que pode ser carregada ligando à corrente. Por outro lado, o próprio carro pode servir de fonte de energética - um estudo revelou que a energia gerada por 4 pessoas a remar durante alguns minutos é suficiente para alimentar um computador durante mais de uma hora.

O Carro Humano pode transportar até 3 passageiros para além do condutor, que pode viajar sozinho e está equipado com uma interface humano-máquina que funciona através de um ecrã táctil e que dispõe de GPS, sistemas integrados de som para iPod, e dispositivos de comunicação compatíveis com Bluetooth.

Embora o veículo possa atingir os 100km/h, a velocidade foi limitada a 40km/h para respeitar os limites de velocidade imposto à categoria de veículos em que se enquadra – de baixa velocidade e para deslocações curtas e “de bairro”.

Por enquanto, o Carro Humano não está a ser produzido com fins comerciais, mas calcula-se que quando as encomendas aumentem se torne viável produzir e vender o veículo por 15 500 dólares.