quarta-feira, 20 de janeiro de 2010

ENCENAÇÃO DA ILHA DE SÃO VICENTE

Raquel Santos/uol

Considerado pelo Guiness Book (livro dos recordes) o maior espetáculo teatral em areia de praia do mundo, a Encenação da Fundação da Vila de São Vicente, por Martim Afonso de Souza, se transformou em patrimônio cultural e referência nacional no que diz respeito ao resgate da memória histórica da primeira cidade do Brasil. Ao todo são mais de 2,5 mil pessoas envolvidas na produção e bastidores do espetáculo, cerca de mil atores, 3 mil peças de figurino, 300 objetos cenográficos, 280 toneladas de ferro nas arquibancadas e 1500 m² de camarins. Além disso, as exibições (ao ar livre) são feitas em uma arena de 20 mil m², com capacidade para 10 mil expectadores por dia na praia do Gonzaguinha.


Foto: Encenação 2009 (divulgação) prefeitura de são Vicente




A Encenação faz parte das comemorações do aniversário de São Vicente (que completará 478 anos), em 22 de janeiro. Em sua 28ª edição, as apresentações ocorrerão entre os dias 18 e 24. Embora o tema apresentado todos os anos seja o mesmo, o foco da narrativa traz sempre uma novidade. Em 2010 abordará a "Democracia nas Américas", que teve roteiro escolhido por meio de concurso popular. A mesma iniciativa foi adotada para a seleção da atriz Marissol Dias, que interpretará a Índia Bartira, uma das personagens centrais do enredo.
Outra novidade que promete surpreender é a utilização de uma cortina d'água de 14 metros de altura, onde serão projetadas imagens tridimensionais em alta definição. O efeito deste recurso tecnológico dá ao público a sensação de que ele participa do espetáculo devido à proximidade e à grandeza das imagens.

Os ingressos estão à venda nas bilheterias da praça Tom Jobim, das 9h às 18h e custam R$ 10 (arquibancada central) e R$ 7 (arquibancadas laterais). Neste ano não serão vendidos camarotes. Os bilhetes também podem ser adquiridos pelo site www.portaldoingresso.com.br.

Outra informações podem ser obtidas pelo telefone (13) 3569-1400.

Sobre São Vicente

O município, localizado na Região Metropolitana da Baixada Santista, foi a primeira vila do Brasil, fundada por Martim Afonso de Sousa em 22 de janeiro de 1532. Apesar da importância histórica, a cidade não guardou muitos vestígios dessa época. Hoje, São Vicente é eminentemente turística, e desenvolveu-se muito no século XX devido ao turismo de veraneio. Para receber os visitantes, o local conta com uma ótima infra-estrutura composta por muitos bares, restaurantes, supermercados e shopping, inaugurado em 2007. Além da Encenação de São Vicente, outras atrações se destacam, a exemplo da Ponte Pênsil (cartão postal da cidade), utilizada para a travessia de veículos e pedestres e o Morro do Voturuá (também conhecido por Itararé), que é ponto de partida para uma aventura a 180 metros do solo: o vôo livre. E o turista tem a opção de escolher entre a asa delta e o parapente.





Foto: São Vicente (divulgação) prefeitura de são Vicente