terça-feira, 22 de dezembro de 2009

MARKETING E MEIO AMBIENTE







Guilherme Silveira Flaquer


Devido ao aquecimento global, a responsabilidade da sociedade, das empresas e dos governantes mundiais tornou-se ainda maior. Todos compreenderam a necessidade de reverter essa realidade agindo de forma sustentável.


O marketing verde tornou-se uma ferramenta relevante para a construção da imagem das médias e grandes empresas, um trunfo precioso. No entanto, o verdadeiro papel das empresas na adoção de práticas de sustentabilidade deve ser discutido.


Cabe registrar que o movimento ambientalista foi denominado movimento verde, os consumidores orientados por esse movimento são considerados consumidores verdes, os produtos fabricados com a preocupação de proteção ao meio ambiente são identificados como produtos verdes e o marketing desenvolvido com esse propósito é chamado de marketing verde.


Muitos empresários passaram a alardear indevidamente que adotam essas práticas apenas como forma de obter êxito no marketing empresarial. Além de prejudicar o meio ambiente, esses empresários mancham definitivamente seus empreendimentos e não agregam valor às marcas de suas empresas.


É necessário que ocorra uma mudança de paradigma na atuação das empresas, ações positivas, conscientes devem ser exigidas pelos stakeholders, objetivando a construção de uma nova postura corporativa.


Em estudo realizado na China Chan e Lau (2000, p.338) relata que se os consumidores demonstrarem um grau elevado de interesse ecológico e o canalizarem para a compra de alguns produtos ecológicamente amigáveis, é provável que as empresas sejam motivadas fortemente para a adoção do marketing verde para as suas operações. Consequentemente dinâmica da interação comprador-vendedor conduzirá a um avanço da revolução verde.


O core business propõe trazer para a empresa maior vantagem competitiva com o princípio da transparência da missão, da visão, dos valores e das atitudes das empresas para com a sociedade. Core Business é definido em função da estratégia das empresas para o mercado. Este termo é utilizado habitualmente para definir qual o ponto forte e estratégico da atuação de uma determinada empresa.




Para as empresas, abrir canais que envolvam o meio ambiente compartilhando soluções pode e deve ser um dos principais pilares, ou seja a melhor maneira de alcançar maior vantagem competitiva.Portanto deve-se adotar práticas de gestão ambiental levando-se em conta inclusive os resultados financeiros, onde muitas vêzes, os “ativos intangíveis” têm resultado monetário superior aos ativos patrimoniais.


Empresas como a Natura, a Tetrapack, a Shell, os bancos Santander, Real, Itaú e tantas outras já reconheceram a importância da adoção e da divulgação das práticas ambientais.


Várias são as soluções que podem ser desenvolvidas pelas empresas: utilização de combustíveis alternativos, plantio de árvores, reciclagem de materiais, plantio de árvores, coleta seletivo de lixo, desenvolvimento de ações que demonstrem de maneira efetiva de preocupação com o aquecimento global.


Enfim, é essencial a conscientização dos empresários para esta questão e para as suas soluções. Demonstrar à sociedade e principalmente aos seus consumidores que a empresa realmente se preocupa com a questão ambiental é uma mensagem sem precedentes.



Graduado em Tecnologia em Marketing e Gestão de Pequenas e Médias Empresas pela Universidade Anhanguera/Uniderp e pós graduando em Didática e Metodologia do Ensino Superior pela Universidade Anhanguera/Uniderp,( gflaquer@ymail.com).