segunda-feira, 14 de dezembro de 2009

COPENHAGEN - CENTENAS DE ATIVISTAS SÃO PRESOS EM PROTESTOS




Neste domingo (13), 260 ativistas foram detidos quando se dirigiam ao porto da cidade em uma ação anticapitalista cujo objetivo era interromper a atividade comercial de grandes corporações poluentes. A mobilização foi convocada sob o lema "Hit the Production" (Ataquem a Produção).




Um grupo de aproximadamente 500 pessoas se reuniu no centro da cidade para depois se encaminharem para a área portuária. No entanto, um grande número de policiais interrompeu a marcha pouco depois e prendeu vários participantes da manifestação.




Além de prender várias pessoas, inclusive jornalistas dos meios corporativos credenciados, a polícia esvaziou a caminhonete de som que animava a mobilização e a levou embora. As autoridades também confiscaram a faixa principal do protesto com a inscrição "Ataquem a Produção".




Os manifestantes foram forçados a sentar-se no chão e algemados, permanecendo ali durante duas horas. A polícia pisoteou alguns ativistas e usou cães para amedrontar as pessoas.




Os detidos foram para um “Guantánamo Climático” criado especialmente para os manifestantes da cúpula climática, em Retortvej, organizado em Valby, nas imediações de Copenhague.




A polícia e a grande imprensa continuam, como de praxe, acusando grupos anarquistas de estarem na cidade para promover atos de violência durante a Conferência do Clima.




A maioria dos detidos ontem (12) já foram soltos.




Fotos: http://indymedia.dk/articles/1617




Vídeo: http://www.modkraft.dk/spip.php?article12204




agências de notícias anarquistas-ana