sábado, 12 de dezembro de 2009

COPENHAGEN CENTENAS DE ATIVISTAS SÃO PRESOS EM PROTESTO





Fotografia: Christian Charisius / Reuters


Cerca de 600 pessoas foram presas hoje em Copenhagen, após violentos atos isolados que estouraram durante a marcha de protesto para exortar os delegados da conferência à elaboração de um acordo vinculativo para combater as alterações climáticas.
A manifestação foi em grande parte pacífica, mas foi prejudicada quando um grupo de manifestantes atiraram tijolos contra a polícia.



Os organizadores estimam que até 100.000 manifestantes, incluindo alguns vestidos como pingüins e ursos polares e carregando cartazes dizendo "Save the Humans", juntou-se à marcha em toda a cidade dirigindo-se para o centro de conferências onde os negociadores e os ministros estão reunidos.
" Um manifestante britânico, Georgy Forshall, disse ao Observer: "Dois dos meus amigos estão lá dentro presos. A polícia disse que os manifestantes tinham sido apanhados atirando pedras, mas meus amigos estavam em uma fantasia de vaca e não teriam sido capazes de jogar pedras ".
 A polícia dinamarquesa, que estima o número de participantes na marcha em 30.000, disse que dois britânicos envolvidos no protesto serão deportados.
O porta-voz da Polícia Henrik Jakobsen Moeller disse que as prisões foram feitas por causa do arremesso de pedras". Os militantes também usam máscaras em seus rostos e isso é ilegal sob a lei dinamarquesa", disse ele.
A cúpula patrocinada pela ONU, entretanto, está entrando em sua fase final com mais de 100 líderes mundiais, incluindo a Barack Obama, Gordon Brown e chinês, Wen Jiabao, devendo a chegar a um acordo.
Até agora, a conferência tem-se caracterizada por uma postura crítica, mas ganhou algum folgo na sexta-feira com o lançamento de um documento que prevê metas ambiciosas para a redução de gases de efeito de estufa para os próximos 40 anos.
As nações industrializadas que tem grande peso na redução das emissões no curto prazo, estão propondo coletivamente, reduzir sua produção de gases com efeito de estufa entre 25% e 45% em 2020 em comparação com 1990.


Durante esse tempo, os principais países em desenvolvimento reduzem entre 15% e 30%. Juntos, todos os países devem reduzir as emissões entre 50% e 95% até 2050.
No entanto, o texto não indica quanto dinheiro os países ricos dariam aos países pobres para lidar com o aquecimento global o que é o pomo de discórdia.
A União Européia comprometeu-se a fornecer US $ 3,6 bilhões por ano, durante os próximos três anos para ajudar os países mais pobres a se adaptarem ao impacto das alterações climática; lidar com inundações e secas e evitar o desmatamento.
Este valor foi julgado insuficiente por representantes de pequenos Estados insulares e pelo bloco dos países menos desenvolvidos.
Os Estados insulares - como as Maldivas, Seychelles e Tuvalu - são os mais vulneráveis à subida do nível do mar, como conseqüência do derretimento das calotas de gelo e, estão particularmente preocupados com a necessidade de capital para ajudá-los a se adaptar.
Eles querem que qualquer tratado final acordado em Copenhagen para definir um ano de destino, dentro da próxima década, quando as emissões de pico e depois começar a cair. Este conceito está ausente do projeto.
http://www.guardian.co.uk/

Veja este texto em inglês em: http://www.colunadosardinha.wordpress.com/