segunda-feira, 7 de dezembro de 2009

BRASIL E ALEMANHA FALAM SOBRE A CONFERÊNCIA DE COPENHAGEN


Por Cristina Leite


Brasil e Alemanha estarão presentes na Conferência de Copenhague e esperam avanços em negociações sobre o clima


Na conferência de Copenhague, representantes do Brasil e Alemanha, convocados para chegarem a um acordo de quais serão as medidas necessárias para um novo tratado sobre o clima e elaborar um cronograma para formalizá-lo.


O presidente brasileiro Luiz Inácio Lula da Silva admitiu não acreditar que conseguirão chegar ao acordo dos sonhos na conferência de Copanhague que será na próxima semana. Porém, após o encontro a chanceler alemã, Angela Merkel, Lula disse que espera progressos importantes.


O objetivo dos líderes é "um acordo sobre tudo o que é necessário para o novo tratado sobre o clima e um cronograma para a concretização", declararam conjuntamente.


Merkel disse aos repórteres que o esperado para o acordo de Copenhague deve ser formalizado "nos próximos meses". E Acrescentou : "Precisamos de contribuições de todos os países – os naturalmente diferentes, dependendo de suas condições ".


A conferência de Copenhague originalmente se destinava a produzir um tratado final contra aquecimento global, mas agora isto parece fora de alcance. A maioria dos líderes agora esperam que pelo menos todos cheguem a um comum acordo, deixando alguns detalhes a serem concluídos posteriormente.


Os dois representantes estarão presentes na conferência.








Presidente Lula diz "Desculpe, nós poderíamos ter impedido mudanças climáticas catastróficas... mas não impedimos"